1

Dicas para Papai e Mamãe!


As férias é muito esperada por nós crianças, mas os pais, nem sempre, ou nunca perguntam o que nós queremos fazer!

Então prestem atenção!!!
Encontrei ótimas dicas para aproveitar o recesso (férias)... Vamos lá!!!

Amiguinho peça aos seus pais para fazer pelo menos uma dessas dicas. Vai ser bom demais.

Algumas dicas de programas
Cultura e entretenimento
Os dias livres são ótimos para uma programação cultural com as crianças. Nessa época, os cinemas apostam em desenhos e filmes infantis, como os grandes sucessos de bilheteria Toy Story 3 e Shrek Para Sempre. Vale também conferir espetáculos teatrais e visitar livrarias e bibliotecas.
– Os pais podem ir com os filhos comprar livrinhos, por exemplo, para estimular o hábito da leitura. Mesmo que eles não estejam estudando, é importante manter contato com a literatura nas férias – explica a psicopedagoga Clarissa de Paz Menezes.

Piquenique
Para as tardes ensolaradas, a dica é organizar piqueniques em parques ou no Jardim. A ideia é aproveitar o programa ao ar livre para brincadeiras que exijam mais espaço. Vale jogar bola, andar de bicicleta, empinar pipa e até levar o cachorro junto para passear.

Conhecer a cidade
Com a correria do dia a dia, muitas vezes se deixa de visitar uma série de lugares bacanas da cidade.

Organizar o quarto
Até os seis anos, conservar os objetos das crianças bem organizados colabora para que elas se sintam seguras em relação à estrutura do lar. Uma atividade que promete unir o útil ao agradável é convidar os filhos a participar desse processo.
– Muitas vezes os pais pensam que as crianças não se interessam em arrumar suas coisas, mas na verdade elas curtem isso.
Além de organizar brinquedos, livros e trabalhos da escola, a ideia é aproveitar o momento para brincar e conversar.

Inventar brinquedos novos
Guardando o lixo seco durante dois ou três dias já é possível inventar uma infinidade de brinquedos. A reciclagem de latas, potes e tampinhas em uma atividade lúdica incentiva a imaginação das crianças.
– Para elas, é uma experiência bárbara poder fazer algo com as próprias mãos, mesmo que esse brinquedo seja menos atraente se comparado com os critérios comerciais que temos atualmente.

Festa do pijama
Quer programa mais divertido do que reunir a garotada para dormir de turma na casa de um amiguinho? Sempre sob a observação atenta dos pais, as crianças podem fazer campeonato de videogame, maratona dos filmes preferidos ou caça ao tesouro, por exemplo. Os pais devem ajudar na organização das brincadeiras e providenciar uma janta gostosa para as visitas.

Cozinhar
Bolos, pães e docinhos são ótimas opções de receitas para fazer com a ajuda dos pequenos. Além de divertido, ir para a cozinha com as crianças pode ser um importante aprendizado.
– Quando participam do preparo da refeição junto com os pais, cortando e experimentando os alimentos, a aceitação da comida saudável é maior.

Mexer com fotografias
Mesmo que hoje em dia não se cultive tanto o hábito de guardar fotografias impressas em casa, algumas famílias que ainda têm o hábito de manter álbuns podem organizar esse material com a ajuda da criança.
– Separar o material por épocas ou por temas e ir contando a história das imagens para a criança pode ser um ótimo entretenimento e uma lembrança importante para guardar de suas férias. Depois, os pais podem convidar o filho a fazer um cartaz ou painel com suas fotografias preferidas – sugere Tânia.

Organizar festivais
Pode ser de filmes, música ou dança: a ideia é que toda a família se envolva. Os pais podem organizar com os filhos uma maratona de filmes, cada dia de semana um título diferente, por exemplo. Se optarem por música e dança, casa pessoa pode escolher uma canção e se apresentar para os demais. vale confeccionar convites para toda a família, faixas e painéis.



1 comentários:

Joana

Gostei das ideias , Valécia. Vou até mostrar para os meus pais...rs
Ótimas férias para você!
Que Deus a abençoe!
Beijinhos perfumados,
Joana

Postar um comentário

Brigadinha por comentar!!!